terça-feira, 7 de julho de 2009

Afecto y Esto no es un Clásico de Sergio Valdés

SERGIO VALENZUELA VALDÉS
Licenciado em Arte (2002) e intitulado como Diseñador Teatral pela Universidade do Chile. Ganhador do Concurso Nacional de Dramaturgia em 2005. Forma-se em dança contemporânea de maneira independente. Dirige e investiga a partir do binário palavra/corpo e visualidade, gerando resultados onde questiona como borrar os limites disciplinares (dança, desenho, artes visuais, performance, dramaturgia e teatro). Criador de www.afecto.cl e organizador de ACT encontro que reúne teoria e diferentas disciplinas artísticas. Participou com expositor no Encuentro de danza contemporánea México-Chile, Escuela de Espectadores de Danza sobre Nuevos Lenguajes, Primer Coloquio de Artes Escénicas, ACT01 e nos 30 anos da Performance no Chile. Docente em desenho integral e espaço cênico para cenógrafos e atores na Universidade do Chile em programas do Conselho Nacional da Cultura para artistas cênicos em regiões de todo o país.


Espetáculos

AFECTO (60 min. aprox)

Danza perfomance

Afecto está baseado no poema “Canciones para no dormir”. A Performance compartilha uma experiência reflexiva sobre os afetos e o comportamento masculino. Iclue a utilização de algumas vestimentas (figurinos) ou objetos que tentam gerar a afetação do corpo. Desde o humor a ironia, o corpo se submete a consignas de improvisação (composição instantânea) em torno dos afetos e sua inclusão.

Concepto, dirección y performance: Sergio Valenzuela Valdés.
Creación: Nicolás Cottet y Sergio Valenzuela.
Textos: Sergio Valenzuela.
Canción y Música: Miguel Torreblanca

Foto: Simón Pais Thomas.José Miguel Carrasco


ESTO NO ES UN CLÁSICO 50 min. aprox.

Danza Performace

É uma busca metodológica, um processo de criação particular por meio da composição instantânea de um monólogo de uma mulher: Donatella. “Esto no es un clásico” está baseado no homônimo do próprio diretor e dramaturgo que propõe como jogo escritural o brain storm. O fim da cena se instala desde as associações livres e arquiteturas instáveis que não pretnendem contar uma história clara ou acabada. A performance instala perguntas sobre a biografia, o gênero e o corpo em exibição, mas que respostas em relação direta com o espectador.

Dirección, dramaturgia y concepto: Sergio Valenzuela Valdés
Creadores: Isabel Torres, Javiera Peón-Veiga, Miguel Torreblanca y Sergio Valenzuela
Música: Miguel Torreblanca
Videos: Sergio Valenzuela

Foto: Jose Carrasco

CONFERENCIA CON PRACTICA “MANUALES”

De Sergio Valenzuela Valdés


Conferência sobre as possibilidades que dão os textos teóricos ou experiências pessoais como suporte estruturais a fatores que podem ser desestruturados no performer e nas artes cênicas, nas metodologias de criação e nos seus resultados possíveis. Apresentar novos processos ou métodos para fazer com que o corpo se mova de maneira particular e adquira valor de troca entre a dança, o teatro, a performance nas linguagens cênicas que buscam ser exibíveis. Que capacidade tem o corpo por meio do texto para denunciar, transformar ou poetizar a realidade. Gerar um diálogo a partir da exibição de registros editados de obras e exibições do próprio Valenzuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário