domingo, 19 de abril de 2009

29 de abril - Dia Internacional da Dança - CooperAções em Movimento

Uma ação coletiva dos artistas e grupos da Sala 209 - Usina das Artes, Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul e Grupo Experimental de Dança da Cidade.
O coletivo de artistas da Sala 209 reúne Eduardo Severino Cia. de Dança, Grupo Tato, Grupo de Risco, Mimese, Flores Urbanas, Ânima Cia. de Dança e artistas independentes (Tatiana da Rosa , Mariana Aurélio e Andréa Spolaor). E os parceiros, Projeto Max e Cia. Municipal de Dança de São Leopoldo.
Em 1982, o dia 29 de abril foi instituído como Dia Internacional da Dança pelo Comitê Internacional de Dança (CID), ligado à UNESCO, com o objetivo de atingir ao grande público, reunindo um número cada vez maior de pessoas em torno do interesse por essa linguagem. O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário de nascimento do bailarino Jean Georges Noverre (1727 - 1810), criador do balé moderno. Além do caráter comemorativo, a data marca a reivindicação dos artistas por um maior espaço físico, simbólico e econômico para a Dança no mundo, propondo ainda um movimento pela paz e igualdade, superando diversas barreiras através desta linguagem universal.

Os artistas da dança da sala 209, Projeto Usina das Artes, em adesão às comemorações, organizam ações que irão acontecer durante todo o dia
com entrada franca na sala 209 e em alguns espaços do Centro Cultural Usina do Gasômetro, como no terraço e cibernarium do 4º andar e local da exposição dos 80 anos da Usina do Gasômetro.

A
UERGS/FUNDARTE, também parceira desta ação , dará certificados de participação, como atividade de extensão, para os participantes do “CooperAções em Movimento”.
As atividades agendadas para a comemoração incluem:
  • Ensaio aberto com Grupo de Risco, de Cibele Sastre (UERGS/FUNDARTE), das 10:30 às 12:00.
  • Às 12:30, performances de quatro companhias - Grupo de Risco, Grupo Tato e Luciano Tavares (Eduardo Severino Cia. de Dança), Cia. Municipal de Dança de São Leopoldo e Mônica Dantas (Ânima Cia. de Dança).
  • Oficina de Dança Contemporânea com Mario Nascimento (MG), 28, 29, 30 de abril (às 14:00 até 15:30) e 1º de maio (13:00 às 14:30). Dia 29, aula aberta, para assistir, dentro das comemorações do dia internacional da dança.
  • No Cibernarium, 4º andar, às 14h, Vídeo Conferência - Mapa e Programa de Artes em Dança Digital – Mapa D2, coordenação geral de Ivani Santana (UFBA), e coordenação local de Tatiana da Rosa (UERGS/FUNDARTE).
  • Às 16h, Projeto Max (Alexandra Dias e Michel Cappeletti) e Tatiana da Rosa em um desdobramento do espetáculo Instruções para abrir o corpo em caso de emergência .
  • Aulas abertas de movimento autêntico com Mariana Aurélio (17h às 18h), e Contato Improvisação (18h às 18:45) com Fernanda Carvalho Leite.
  • E, ainda, no final da tarde, no terraço, 4º andar, às 19h, acontecerá a performance Sem com texto, desenvolvida a partir de um convite da Usina do Papel, nas comemorações de seus 18 anos, com Luciana Paludo, Luciano Tavares, Tatiana da Rosa e Eduardo Severino; depois, no mesmo local, serão apresentados processos de estudos coreográficos da graduação em dança, com coordenação da professora e coreógrafa Tatiana da Rosa, UERGS/FUNDARTE.

No sentido de agregar e trocar experiências, oficializaremos um intercâmbio entre o coletivo de artistas e Cias. da Sala 209 (Eduardo Severino Cia. de dança, Grupo Tato, Mimese, Grupo de Risco, Ânima Cia. de Dança, Flores Urbanas) com a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul e com o Grupo Experimental de Dança da Cidade através de uma ação coletiva proposta pela coreógrafa Daggi Dornelles, que acontecerá no espaço da exposição dos 80 anos da Usina, do espaço ao corpo - a fala de um lugar , encerrando toda a ação, às 19:30.

Programação de 29 de abril - Dia Internacional da Dança - CooperAções em Movimento

Na sala 209

  • 10:30 às 12h - Grupo de Risco de Cibele Sastre - ensaio aberto. 12:30 às 13:30
  • Apresentações de processo - Grupo de Risco, Grupo Tato, Luciano Tavares (Eduardo Severino Cia. de Dança), Mônica Dantas (Ânima Cia. de Dança) e Cia. Municipal de Dança de São Leopoldo.
  • 14h - Aula aberta, para assistir, de Mario Nascimento (MG) até 15:30
  • 16h às 17h - Projeto Max (Alexandra Dias e Michel Cappeletti) e Tatiana da Rosa em desdobramento do espetáculo Instruções para abrir o corpo em caso de emergência .
  • 17h até 18h Aula movimento autêntico de Mariana Aurélio.
  • 18h até 18:45 – Aula contato improvisação de Fernanda Carvalho Leite.

No terraço 4º andar

  • 19h - Sem com texto, Performance com Luciana Paludo, Luciano Tavares, Tatiana da Rosa e Eduardo Severino.
  • 19:15 - Estudos coreográficos da graduação em dança, coordenação de Tatiana da Rosa, UERGS/FUNDARTE.

No espaço da Exposição dos 80 Anos da Usina do Gasômetro

  • 19:30 - Performance, do espaço ao corpo - a fala de um lugar, concepção de Daggi Dornelles com a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, artistas da sala 209 e Grupo Experimental de Dança da Cidade.


No cibernarium
4° andar

  • 14h - Vídeo Conferência - Mapa e Programa de Artes em Dança Digital – Mapa D2, coordenação de Ivani Santana (UFBA), em Porto Alegre, coordenação de Tatiana da Rosa, UERGS/FUNDARTE.
    TUDO COM ENTRADA FRANCA

A performance do espaço ao corpo - a fala de um lugar será exibida novamente dia 1° de maio às 19h, no encerreamento da exposição 80 anos da Usina do Gasômetro e no iníco da criação da nova exposição: Usina Urbana, com grafiteiros de Porto Alegre, que abrirá em meados de maio.


Uma promoção – Usina da Artes, Centro Municipal de Dança, Sated, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e artistas da sala 209.
Apoios – Correio do Povo, Record, Rádio Guaiba, Radio Fm Cultura 107,7, Vinëta, Procempa, Ibravin, UERGS/FUNDARTE, Dmae, Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Contatos: Eduardo Severino: eduardosever@yahoo.com / 9689 2622

Fernanda Carvalho Leite: sulemcontato@gmail.com / 9677 8040

Daggi Dornelles: floresurbanas@gmail.com / 3037 5336

Nenhum comentário:

Postar um comentário