sexta-feira, 29 de maio de 2009

Mostra Movimento e Palavra 4ª Edição - 3º Encontro

Programa da noite

A Cadeira / Uma Ilha - em processo (Grupo de Risco)

Um estudo sobre o desdobramento do solo experimento da cadeira através da análise de movimento de um trecho da obra registrado em notação por motivos - que funcionam como tarefas de movimento - faz emergir movimentos similares singularizados em três corpos, em um novo contexto. A cadeira permanece como uma ilha no processo de recriação da obra, metáfora também para os sentidos que podemos dar a ela atualizados ao contexto que surge, permanecendo como motivo sem notação.

Criadoras-intérpretes: Cibele Sastre, Juliana Vicari, Luciana Hoppe

Concepção: Cibele Sastre

Marco Fillipin (Cia. Municipal de Dança de São Leopoldo)
RosaChoqueQuaseVermelho

O universo feminino, existente em todos nós, é retratado no corpo de duas bailarinas que se encontram num embate de diferentes estados de emoções e sensações, aproximando-as ou afastando-as, sendo muitas vezes uma espelho da outra, transformando-se na projeção de seus auter ego.

Direção e concepção coreográfica: Marco Fillipin

Bailarinas-criadoras: Carolina Willrich e Natália Giacomini

Fotos: Rogério Tosca

Figurino: Catiúcia Dias

"Olho em Pausa"

“Ela espera. Enquanto isso o que pensa tendo ao fundo o som da mente? Reconstrução..."

Fragmento em processo do solo "Olho em Pausa" de Andrea Spolaor.

Bailarina–pesquisadora-intérprete: Andrea Spolaor

Trilha Sonora: Marciano Martins

Clóvis Rocha (Grupo de Danças Populares Andanças)

"Nova Pampa Argentina"

Neste trabalho é mostrado o folclore e milongas sendo lidas e ganhando uma roupagem nova, sem contanto desconsiderar toda cultura que trás o folclore e as danças de salão tradicionais da Argentina. Com sua postura espanhola e suas músicas fortes levamos ao palco uma nova idéia do tradicional sem perder a figura criada no pensamento popular.

Foto – Cláudia Dutra

“o concerto aos pedaços” – Cia Municipal de Dança de Caixas do Sul

um fragmento adaptado do espetáculo “concerto EM SI menor”, que teve estréia em Caxias do sul, em dezembro de 2008.

Num processo que incorpora a constante metamorfose da peça coreográfica, o grupo apresenta "o concerto aos pedaços", em livre adaptação da coreógrafa sobre seu próprio trabalho de composição.

A releitura, além de adaptar-se às condições de duração exigidas pelo evento, submete-se também às influências do espaço da sala 209, lugar que serve de palco à mostra.


Coordenação artística e Coreografia: Daggi Dornelles

Direção geral: Cristina Nora Calcagnotto

Fotos: Franke Jeske


Mediadoras

Susana França: Graduada em Dança (UERGS) e Jornalismo (PUC) e mestranda em Educação (UFRGS). Pesquisas: O Jardim e a Videodança como Ação Pedagógica.

Luciana Paludo: Artista atuante da dança; bacharel e licenciada em Dança; especialista em Linguagem e Comunicação; mestre em Artes Visuais; professora da Licenciatura em Dança da Ulbra. Mônica Dantas: Doutora em Estudos e Práticas Artísticas/Canadá, professora da UFRGS e bailarina convidada da Ânima Cia. de Dança e Eduardo Severino Cia. de Dança

Angélica Boff: ex-Bailarina de ballet clássico, historiadora mestre em história pela UFRGS, professora e pesquisadora em história da dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário