segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nathalie Pubelier em Porto Alegre

DANÇA, INTERCÂMBIOS E MOBILIDADE - Nathalie Pubelier

O Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Coletivo de Artistas da Sala 209 - Usina das Artes convidam para as primeiras ações do Projeto “Dança, intercâmbios e mobilidades”, com a presença da coreógrafa francesa Nathalie Pubellier.


A vinda desta artista à Porto Alegre foi viabilizada graças a uma parceria com a Múltipla Dança – Seminário Internacional e com o Projeto Tubo de Ensaio, ambos de Santa Catarina.
Nathalie Pubellier é natural da cidade de Manosque, França. Estudou biologia e integrou o centro de formação profissional de Gianin Loringett em Nice, antes de seguir seus estudos em Paris e Nova York. Dançou com artistas como Anne Dreyfus, Jeniffer Muller, Quentin Rouiller e Corinne Lanselle. Atualmente dirige a Cia de Dança L’Estampe, em Paris. Desde 2007 é residente no Teatro de Lierre em Paris. Nathalie Pubellier mantém cursos regulares de dança contemporânea em Paris e é jurada nacional da Federação Francesa de Dança. A programação compreende uma Conferência Dançada e duas Masterclass de dança contemporânea.
Conferência Dançada: La quête de l'empreinte
Propõe a descoberta do universo da coreógrafa Nathalie Pubellier. Para a artista, a noção de movimento é indissociável daquela de prazer. Em seu processo de criação, a coreógrafa busca um gestual marcado pelo prazer e pela liberdade. Seu trabalho, oriundo de uma reflexão sobre a utilização da memória sensorial como instrumento de composição coreográfica, alia aspectos mentais e físicos. E são as diferentes etapas de sua maneira de compor, que a coreógrafa apresenta ao público durante a conferência, que alia o discurso falado ao dançado.


Serviço: Conferência Dançada La quête de l'empreinte, com Nathalie Pubelier (Paris/França)
Tradução e assistência: Alex Sander dos Santos
Data: 02 de junho de 2009, às 19h
Local: Sala de Rítmica, ESEF/UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750
Evento aberto ao público e gratuito
Informações:
comgraddanca@ufrgs.br
ou 3308 5878
Masterclass de dança contemporânea

Após uma preparação corporal composta de exercícios de respiração, exercícios no solo, estiramentos e movimentos visando uma disponibilidade articular, o curso terá como foco principal a importância da memória sensorial na construção corporal do bailarino. A idéia é levar os participantes a perceberem o movimento como uma combinação de sensações, um diálogo contínuo entre ação e percepção. Este processo leva a um distanciamento dos pressupostos técnicos e a busca de uma maior liberdade corporal.


Serviço: Masterclass de dança contemporânea
Ministrante: Nathalie Pubelier
Tradução e assistência: Alex Sander dos Santos
Público-alvo: bailarinos, coreógrafos e professores de dança
Data: 03 e 04 de junho, das 19h às 21h
Local: Sala 209 da Usina do Gasômetro

Inscrições:
claumdutra@yahoo.com ou 3289 814825 vagas.
Evento gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário